A São Gabriel Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de São Gabriel/RS, realizará a doação de um equipamento extrator automático, no valor de R$ 110 mil para a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA que possibilitará aos 11 municípios da região fronteira ter diagnósticos no mesmo dia da coleta das amostras.
Este equipamento permitirá a realização de até 500 exames em um único dia de detecção do novo coronavírus. O material que será entregue – um equipamento extrator automático de RNA – trará mais eficiência operacional para a identificação do vírus e vai permitir que o Laboratório da UNIPAMPA possa ampliar o número de exames RT-PCR.
O equipamento doado à UNIPAMPA será utilizado no diagnóstico molecular para detecção de infecção pelo novo coronavírus. A capacidade instalada para a execução dos testes hoje está limitada à extração do RNA viral de forma manual, por quatro operadores, professores do Campus. Isso demanda mais tempo e limita a capacidade de produção. Para aumentar a quantidade de testes-diagnósticos, a UNIPAMPA necessitava de um extrator automático de RNA. Com esta doação nossa capacidade será ampliada de aproximadamente 150 analises diárias para 500, explica o Professor Associado na Universidade Federal do Pampa – Campus São Gabriel, Jeferson Luis Franco.
Diante do momento delicado que a sociedade vive, a concessionária se mostra solidária e atenta às demandas relevantes da comunidade para enfrentar esta situação de adversidade. A pedido do Poder Executivo Municipal, a companhia doará tal equipamento com o propósito de contribuir na proteção população da região e no retorno da normalidade ao comercio e serviços da região, “o objetivo é somar esforços para manter a região com bandeira laranja, quiçá evoluir para amarela, tendo como base a testagem massiva na região e consequente isolamento precoce dos contaminados”, afirma Luiz Bertazzo, Gerente da São Gabriel Saneamento.
Com a doação do equipamento, os Municípios da fronteira oeste terão que investir, apenas, na aquisição de reagentes químicos para a realização de exames. Em contrapartida, o Programa Testar Fronteira vai permitir que os resultados possam ser divulgados até às 16 horas do mesmo dia, quando o material for entregue ao laboratório no começo da manhã. Isso torna-se um grande trufo frente ao 10 dias de espera dos municípios pelo sistema de testagem estadual.
O Programa Testar Fronteira, nome que foi dado para este trabalho, começará a atender a região em 20 dias. “É o prazo que temos para aquisição e entrega do equipamento”. salienta Bertazzo.